Você vai acumular milhas aéreas para viajar, mas não sabe quanto custa uma passagem aérea com milhas? Primeiramente, é preciso entender que os programas de fidelidade podem ter tabelas fixas (não sofrem alterações) e tabelas flexíveis (sofrem alterações). Os três principais programas nacionais – Smiles, TudoAzul e LATAM Pass – usam tabelas flexíveis, então o valor pode mudar até mesmo mais de uma vez no mesmo dia.
Quando você pesquisa, o valor aparece por trecho e não ida e volta. Você também pode emitir apenas um trecho – ida ou volta. Os valores são apresentados de acordo com os voos, ou seja, vai haver diferença de valores dependendo do horário. Uma passagem de São Paulo para o Rio de Janeiro, por exemplo, pode custar 10 mil milhas ida e volta, com horários ruins, ou 30 mil ida e volta, com horários bons. São várias variáveis, como o dia da semana e a ocupação do voo em si. Às vezes, indo um dia antes ou voltando um dia depois, você pode fazer uma economia enorme de milhas.
Em trechos domésticos, com um pouco de sorte, você pode conseguir passagens aéreas para destinos próximos entre si por 3.000 milhas por trecho. Já para destinos um pouco mais longes dificilmente você vai conseguir por menos de 5.000 o trecho. E para longas distâncias, dentro do Brasil, encontrar por 15.000 o trecho é comum.
Para trechos internacionais o céu é o limite, principalmente se você estiver pensando em Primeira Classe e Classe Executiva. Dificilmente você vai conseguir um voo internacional muito barato, mas a antecedência e as promoções podem lhe ajudar. Viajar para Buenos Aires por 20 mil milhas ida e volta é plausível.
Para viajar aos EUA, com muita sorte você pode conseguir ida e volta por 30 mil milhas em Classe Econômica. Esse valor pode chegar, sem grandes dificuldades, a 100 mil milhas, também em Classe Econômica.
Já para a Europa, os valores costumam ser mais altos, então você pode considerar ida e volta por 80 mil milhas em Classe Econômica. Dependendo da companhia aérea, o valor pode ser ainda mais alto. Já para as classes premium, espere gastar pelo menos 100 mil milhas por trecho.
Alguns programas permitem o pagamento com uma parte em milhas e uma parte em dinheiro (parcelando com o cartão de crédito). Essa pode ser uma opção interessante se você precisa emitir imediatamente e não vai conseguir juntar o valor necessário em milhas. Antes da emissão, verifique quanto está o valor apenas em dinheiro, e veja se vale o investimento. Considere que 1.000 milhas valem em média R$ 20,00 no mercado paralelo.
Desconto nas passagens aéreas para membros elite
Alguns programas de fidelidade oferecem valores de resgate menores para os principais clientes elite, geralmente de 10%. Não é muito, mas toda economia é bem-vinda. O desconto também pode ser oferecido para membros do clube. Neste caso, vale fazer a consulta logado no sistema, para que ele lhe identifique corretamente.
Alta temporada x Baixa temporada
Para emissão com milhas vale a mesma regra para emissão pagante: os valores sempre são mais altos na alta temporada, assim como nos feriados. Praticamente sempre há disponibilidade, mas dependendo da data e da antecedência os valores exigidos irão lhe assustar.
Pesquisar muito: a chave para o sucesso
Para encontrar as melhores ofertas é preciso pesquisar muito. Os valores mudam sempre, tanto para mais, quanto para menos, então as suas pesquisas farão você economizar. Claro que sempre é preciso um pouco de sorte, mas quem é persistente geralmente consegue as melhores oportunidades.
Para realizar as simulações você não precisa ter as milhas aéreas exigidas – pode até ter zero – e também não precisa ser cadastrado no programa de fidelidade.
Smiles: https://www.smiles.com.br
TudoAzul: https://tudoazul.voeazul.com.br
LATAM Pass: https://www.latam.com/pt_us/latam-pass
Livelo: https://www.livelo.com.br
TAP Miles&Go: https://www.flytap.com/pt-br/miles-and-go
American Airlines AAdvantage: https://www.aa.com/i18n/aadvantage-program/aadvantage-program.jsp