30 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 22, 2025

Vale a pena usar um cartão de crédito co-branded?

Mais Lidos

Os cartões de crédito co-branded são cartões oferecidos em parceria com uma marca, ou seja, oferece benefícios “especiais” aos associados.

Infelizmente, esses cartões deixam o cliente “preso” e cobram anuidade acima da média, que são difíceis de negociar – às vezes, não oferecem sequer um pequeno desconto.

Abaixo listamos 5 motivos pelos quais você NÃO deve ter um cartão co-branded:

1) É difícil de negociar a anuidade

A maioria dos cartões de crédito não têm uma política clara para isenção das suas anuidades, então você é obrigado a ligar para a central de atendimento e “implorar” por um desconto, que pode ou não ser oferecido, de acordo com o seu histórico. Os cartões co-branded sempre são os mais difíceis de negociar, pois não tem apenas uma empresa envolvida, mas sim duas, e eles costumam ser bem complicados para oferecer descontos. Ao pagar anuidade, a vantagem do cartão é praticamente nula.

2) Você fica preso ao programa de fidelidade

Quando você acumula pontos/milhas no cartão de crédito, você pode transferir para onde desejar (dentre os parceiros do seu banco), mas quando você tem um cartão co-branded não tem esse poder de escolha. Todos os meses os pontos serão creditados na sua conta, mas se na concorrência tiver ofertas melhores você não pode aproveitar. É impossível transferir pontos entre diferentes programas, como Smiles, LATAM Pass, TudoAzul, Dotz e TAP Miles&Go.

3) Você não participa dos bônus de transferência

Outro fator importante são os bônus. Para incentivar transferências, os programas regularmente oferecem bônus, que podem chegar a 120%, então é uma ótima oportunidade para maximizar seus ganhos. Infelizmente, no cartão co-branded, como os pontos já estão no programa, você não terá esse benefício. Então, se o cartão co-branded pontua 2 pontos por dólar, seria como se pontuasse 1 ponto por dólar.

4) As regras do programa podem mudar a qualquer momento

Nos últimos anos, os programas de fidelidade já mudaram as regras dezenas de vezes. As tabelas de resgate, que em geral são flutuantes, só aumentam os valores. Com isso, todos ficamos sujeitos às regras e novamente não temos poder de escolha. Você ficará “preso” e só conseguirá a “liberdade” quando cancelar o cartão e usar as milhas.

No passado, quando você transferia um alto valor de pontos para o programa de fidelidade, ainda ganhava upgrade no seu status elite.

5) A anuidade e a renda mínima podem ser maiores do que o cartão convencional

Os cartões co-branded podem exigir uma renda maior em algumas variantes, dependendo do banco. Além disto, a anuidade também pode ser maior, dependendo do cartão escolhido, se você comparar com a versão convencional, que não é atrelada a outra empresa.

Como consultar o seu score de crédito gratuitamente

Sempre que você faz uma nova solicitação de cartão de crédito, ou pede um aumento do seu limite de crédito, o banco geralmente faz algumas consultas para saber se você é merecedor desse crédito. Cada instituição é soberana e pode dizer sim ou não para qualquer cliente, sem precisar dar explicações mais detalhadas, e o score de crédito é um dos critérios analisados na hora de aprovar ou negar uma proposta. Por isso, antes de realizar qualquer nova solicitação, vale a pena você consultar de forma gratuita o seu score.

Conclusão

No geral, não vale a pena ter um cartão co-branded. Você não precisa ficar “preso” se pode ser “livre”, correto? Você não precisa pagar mais em anuidade, afinal, os bancos têm lucros de várias formas, e as anuidades cobradas no mercado brasileiro não são compatíveis com os benefícios oferecidos, destoando de outros países, como nosso vizinho Chile.

E você, tem um cartão de crédito co-branded? Está satisfeito ou insatisfeito? Conte para nós a sua experiência!

- Advertisement -spot_img

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Matérias Recentes